Historial
A Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane existe deste 1971 e funcionava no 3º Andar do edifício da antiga Reitoria da UEM (na praça 25 de Junho, Baixa da Cidade de Maputo), actualmente funciona no Campus Universitário da UEM.
Desde a sua fundação até 1986 ministrava somente o curso de licenciatura em economia, tendo formado no período compreendido entre os anos de 1971 e 1975 um total de 14 (catorze) Licenciados em Economia.
O ano lectivo 1975/1976, a Faculdade graduou para o mesmo nível um total de 14 (catorze) estudantes, e em 1976/1977 o número manteve-se constante.
No período compreendido entre 1976 e 1987 a Faculdade formou um total de 321 (trezentos e vinte e um) Bacharéis em economia.
Os Anos de 1985 e 1986 foram marcados pela reintrodução dos Cursos de Licenciatura Normal em Economia e Licenciatura Normal em Gestão, respectivamente.
Em 1987, mais um “episódio” marcou a história da Faculdade, a Introdução dos Cursos de Licenciatura Especial em Gestão para Bacharéis, no qual graduaram, entre os anos 1987/88 e 1988/89, 23 (vinte e três) estudantes para o nível de licenciatura em Gestão, e para os anos lectivos 88/89 e 1989/90, graduaram 37 (trinta e sete).
Em 1988 foi introduzido o curso de licenciatura especial em Economia para Bacharéis, no qual graduaram, entre os anos lectivos 1989/90 e 1990/91, 50 (cinquenta) estudantes para o nível de licenciatura em Economia.
Até o ano 2000, já tinha graduado mais de 625 estudantes nos Cursos de Licenciatura e Bacharelato em Economia e Gestão.
Como forma de responder a demanda cada vez mais crescente nos cursos leccionados nesta Escola, em 2001 foi introduzido o turno Pós Laboral.
Para contribuir na formação de Técnicos na área de Contabilidade, introduziu em 2004, o Curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças.
Em 2006, introduziu dois Cursos de Mestrado, o de Economia do Desenvolvimento e o de Gestão Empresarial.
A Faculdade de Economia hoje
Lecciona quatro cursos de Licenciatura e quatro cursos de mestrado.
Os cursos de licenciatura são:
- Economia;
- Gestão;
- Contabilidade e Finanças; e
- Gestão de Negócios (modalidade a distância)
Os cursos de Mestrado são:
- Economia do Desenvolvimento;
- Gestão Empresarial;
- Gestão de Políticas Económicas; e
- Ciências Actuariais
A Faculdade de Economia é um órgão da Universidade Eduardo Mondlane, a mais antiga Instituição do ensino Superior em Moçambique, com reconhecido mérito internacional.
As suas linhas de pesquisa são baseadas nas Grandes áreas de Economia, Gestão e Contabilidade. A semelhança dos outros órgãos da UEM, já publicou várias obras de Investigação e Pesquisa, a maioria das quais disponíveis na Biblioteca.
A Faculdade de Economia orgulha-se pela sua qualidade de Formação, testemunhada pela contribuição dos seus formados na arena económica nacional e internacional. Sentimo-nos honrado, por saber que existem formados nesta Faculdade que ocupam cargos de relevo no País e na região, são exemplos: Prof. Doutor José Chichava, Dr. Tomás Salomão, Dr.ª Luísa Diogo e outros.
Procuraremos ser cada vez mais a Faculdade “mais dinâmica” no País, na região, no continente e continuaremos a formar mais intelectuais para “lapidar economicamente” este belo Moçambique.