Erros ortográficos de Português cometidos por estudantes do Ensino Básico que tem o Makhuwa como Língua Materna
Investigador (s): Carlos Antônio Nhaca Zimba
Período: 2018
Resumo:
Makhuwa é uma língua da Zona P, Grupo Makhuwa-Lomuwe, falada nas províncias de Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambezia (Guthrie, 1967-71 apud Ngunga, 2004: 49-49). Um dos aspectos a considerar em relação a Língua Makhuwa é que no seu sistema fonológico não possui as consoantes oclusivas sonoras /b, d, g / e vibrante múltipla /R/. A presente pesquisa pretende ver qual é o desempenho ortográfico de crianças do Ensino Básico, da 6ª classe quando escrevem em Português, uma língua que possui as contra-partes sonoras. À partida assumimos que as crianças ao escreverem em Português, uma língua que é aprendida na escola irão enfrentar dificuldades nas representações ortográficas. Vão manifestar influências da sua língua materna. Assim, os sons sonoros do Português serão tendencialmente registados como surdos. E em contextos de ocorrência da vibrante múltipla /R/, as crianças serão tentadas a representar pela vibrante simples <r>. A análise será baseada em textos espontâneos produzidos pelas crianças na base de dois estímulos. O primeiro será uma sequencia de imagens que reflecte a rotina de uma criança desde o momento em que desperta até se deitar. O segundo estímulo é constituído por uma figura que representa uma escola, sendo que no pátio há um conjunto de alunos e professores a conversar. Seguidamente será feito um ditado de imagens com palavras que contem diferentes tipos de consoantes. Finalmente, serão recolhidos dados de percepção com base num Software gratuito denominado Teste de Percepca (TP) (Rauber, Andreia, et al, 2012).