“Só Interfaces”: Um olhar sobre as Interacções Linguísticas nas línguas moçambicanas
Investigador(es): Crisófia Langa da Câmara, Davety Mpiuka e Zeferino Ugembe.
Período: 2018-2020
Resumo:
Com este projecto pretende-se estudar a interacção entre as diferentes áreas de linguísticas, começando com as interacções Morfologia e Fonologia; Sintaxe e Fonologia.
Partimos do princípio segundo o qual todas as áreas de linguísticas estão numa relação de interdependência, pelo que para um estudo completo de uma determinada área de linguística é preciso o envolvimento de outras áreas. Por exemplo, em muitas línguas tonais, a colocação do tom alto é determinada por categorias morfológicas (Odden 1998). Neste caso diz-se que há interface entre a Morfologia e a Fonologia. Em algumas línguas, quando uma palavra de tom alto é seguida de uma palavra de tom baixo, o tom alto desloca-se para a palavra seguinte (Polleto 1998). Em outras línguas, quando uma palavra de tom baixo é seguida de uma outra também de tom baixo, insere-se o tom alto na primeira sílaba da segunda palavra (Odden 1998).
Em algumas línguas do mundo, há casos em que o tom das palavras determina o movimento ou não dos constituintes sintácticos, é interface Fonologia vs Sintaxe.
O objectivo do trabalho é fornecer bases teórico-descritivas que permitam a elaboração de material didáctico nas línguas bantu. Inicialmente, as interfaces a serem analisadas serão Morfologia e Fonologia; Fonologia e Sintaxe nas seguintes línguas: Xitshwa, Nyungwe, Makonde e Makuwa. A segunda fase do projecto alargará o universo de línguas a serem analisadas.
Palavras chave: linguística, línguas bantu, interface, tom, constituintes sintácticos.